O aroma doce e frutado da pimenta-rosa, tradicionalmente usada na culinária, agora ultrapassa fronteiras e conquista espaço na indústria global de cosméticos.
Em São Mateus (ES), uma pesquisa desenvolvida ao longo de cinco anos transformou essa especiaria em matéria-prima para fragrâncias de uma das maiores marcas de cosméticos do mundo. Um avanço possível graças ao trabalho conjunto da produtora rural Ana Paula Martin, do Incaper e da equipe de bioingredientes da empresa.
Antes importada de Madagascar, agora é a pimenta-rosa capixaba que perfuma o mundo — com qualidade comprovada e produção sustentável.
A história dessa conquista começa na década de 1980, com o avô de Ana Paula, pioneiro no plantio da aroeira, árvore que dá origem à especiaria. Hoje, São Mateus é o maior polo produtor e exportador do planeta, com selo de Indicação Geográfica (IG), que atesta a originalidade e a excelência do produto local.
Mesmo após as perdas causadas pelas fortes chuvas de 2022, Ana Paula reestruturou sua produção e garantiu a qualidade necessária para firmar um contrato por tempo indeterminado com a empresa.
“É muito gratificante dar continuidade ao que meu avô começou há 40 anos”, destaca a produtora.
Um exemplo de como a força do agro capixaba, aliada à ciência, inovação e dedicação, transforma realidades — e agora também fragrâncias.
Fonte: G1