O mercado farmacêutico brasileiro deverá crescer, em valor de mercado, dos US$ 29,4 bilhões em 2014 para cerca de $ 47,9 bilhões em 2020. O crescimento anual de 8,5%, é estimado segundo a empresa de pesquisa e consultoria GlobalData.
O último relatório da empresa afirma que a população cada vez mais idosa do Brasil levará a uma crescente incidência de doenças crônicas e associadas ao estilo de vida dessa população. Esses fatores, aliados ao grande investimento na área da saúde, serão os principais fatores para o crescimento do mercado durante o período previsto. Segundo o Diretor de Dinâmicas da Indústria da Saúde (Healthcare Industry Dynamics) da GlobalData, Joshua Owide, o setor farmacêutico nacional continua a prosperar, principalmente graças às políticas e reformas econômicas do país.
“O Brasil emergiu como urn centro global de fabricação para as empresas farmacêuticas e de biotecnologia, corn países corno a índia investindo pesadamente no setor desde que o ex-ministro da Saúde, José Serra, incentivou o investimento em empresas de genéricos. Como conseqüência, o Brasil é hoje um dos mercados farmacêuticos mais atraentes e promissores do mundo. De fato, o valor de mercado tem aumentado consideravelmente nos últimos seis anos”, avaliou Owide. de saúde. “As iniciativas do governo, como o programa Farmácia Popular, têm sido responsáveis pelo aumento da utilização e disponibilidade de genéricos, ainda impulsionado pelo anúncio de um investimento de US$ 34 bilhões no setor saúde brasileiro em 2014”.
Segundo o levantamento da GlobalData, as principais multinacionais que operam no mercado farmacêutico brasileiro são a Pfizer, a Novartis e a 33BB. enquanto as grandes empresas nacionais são Hypermarcas e a EMS Sigma Pharma.
Fonte: Portal Setor Saúde