A Agência de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou o primeiro teste de uma vacina experimental contra o vírus da zika em humanos.
“Estamos orgulhosos por termos obtido a aprovação para iniciar o primeiro estudo de uma vacina contra a zika em humanos”, anunciou em comunicado o presidente da farmacêutica Inovio, responsável pelo teste junto com a companhia GeneOne Life Science.
A vacina, denominada “GLS-5700”, demonstrou induzir eficazes respostas de anticorpos e células T (responsáveis por coordenar a resposta imune celular) em modelos com animais, de modo que agora passará a uma nova fase na qual seu efeito será testado em 40 pessoas voluntárias saudáveis.
O estudo avaliará sua segurança, tolerância e imunogenicidade (capacidade que o sistema imunológico tem de reagir a um antígeno).
“Planejamos administrar a vacina em nossos primeiros voluntários nas próximas semanas e esperamos informar sobre os resultados provisórios mais adiante neste ano”, explicou a empresa farmacêutica no texto.
Leia matéria completa aqui.
Fonte: Pfarma