Apoiado no binômio “Inovação e Tecnologia” e em sua capacidade de construir uma indústria moderna e competitiva globalmente, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) inaugurou no dia 29 de novembro, dois novos institutos no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT), no Horto, em Belo Horizonte.
O Sinquifar-JF esteve presente no evento, representado por Henrique Thielmann e Luiz Antônio Cavalieri, membros do Conselho de Representantes. Os setores de Alimentos e Bebidas e Metalurgia e Ligas Especiais passam a contar com dois novos espaços para o desenvolvimento de inovação e tecnologia para a indústria mineira.
Durante o evento, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou a importante contribuição das entidades do setor industrial para o crescimento sustentável de Minas Gerais. “Com os recursos tecnológicos implantados nessas duas unidades, que contam com parcerias nacionais e internacionais, somados à qualificação dos profissionais que aqui atuam, o SENAI poderá apoiar as demandas atuais e futuras da indústria do estado e de todo o Brasil”, disse Andrade.
Olavo Machado Junior, presidente do Sistema FIEMG, pontuou o trabalho conjunto da indústria mineira para consolidação da inovação no estado. “É importante registrar que o CIT SENAI/FIEMG, hoje representado pelos dois novos institutos, é uma obra coletiva – uma obra que resulta da solidária união do empresariado industrial mineiro representado pelos 139 sindicatos filiados à Federação das Indústrias de Minas Gerais e dos milhares de empresas associadas a estes sindicatos”, ressaltou Machado Junior.
Pesquisa e desenvolvimento para a indústria alimentícia e de bebidas
O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (ISTA&B) foi um dos inaugurados nesta quarta-feira, 29/11. O setor gera mais de 160 mil empregos diretos em cerca de 6.400 estabelecimentos, o que evidencia sua importância para Minas Gerais.
Os serviços prestados pelo ISTA&B contribuem para a regularização de indústrias e aumento da conformidade de produtos à legislação em vigor, contribuindo para a competitividade da indústria mineira.
A diretora do Instituto, Regina Sugayama, explica como o IST atua em prol do setor alimentício em Minas Gerais. “Dentre outras ações, trabalhamos com a adequação de empresas para o atendimento de normas e legislações internacionais. Isso contribui para o aumento das exportações do setor, gerando, assim, mais benefícios e novas oportunidades para o país como um todo”, comentou.
O ISTA&B tem por diferencial a oferta de serviços integrados para o setor de alimentos e bebidas. São laboratórios com um rigoroso sistema de gestão da qualidade ISO 17025, serviços de consultoria, projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, além de uma Planta Piloto, no qual a indústria pode desenvolver novos produtos ou aplicações.
Para os próximos dois anos, o Instituto tem por meta obter o credenciamento das autoridades federais e estaduais para realização de ensaios em amostras oriundas de programas oficiais e, para tanto, está trabalhando arduamente na implantação e validação de métodos. Esses métodos são fundamentais para que o Instituto possa, também, realizar os ensaios nos programas de autocontrole das indústrias.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Fiemg