Assessoria e consultoria em comércio exterior, eficiência energética, financiamentos, orientações trabalhistas, tributárias, jurídicas e assuntos legislativos, além de capacitação empresarial, oportunidades de negócios e atração de investimentos. Esses são alguns dos serviços que o Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar) oferece a seus associados, através da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), há mais de 30 anos e tendo mais de cem cidades como base territorial.
O trabalho da entidade tem sido tão ativo e relevante para as indústrias que, em 2019, juntamente com o Ministério do Trabalho, sua abrangência foi ampliada para atender as fábricas de plásticos e cosméticos da cidade e região. Empresários do setor fizeram o pedido ao Sinquifar, visto que, anteriormente, o atendimento era feito em Belo Horizonte, o que não era viável devido à distância, além de se dar em outro cenário econômico.
O objetivo do Sinquifar é fortalecer as indústrias, para que se mantenham sustentáveis e atuantes no mercado, mesmo diante de tantas dificuldades, explica a coordenadora, Bruna Paiva, eleita pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), juntamente com o setor de Desenvolvimento Sindical (DS), como executiva sindical de destaque da Zona da Mata no ano passado. Mesmo sendo patronal, a entidade sempre procurou caminhar lado a lado com a representação dos trabalhadores, por acreditar que a união de forças é benéfica para todos.
O Sinquifar defende a classe patronal, mas valoriza a todo o tempo o trabalho realizado com o sindicato laboral. A boa relação favorece muito o setor. As duas partes andam juntas, já que as decisões precisam ser favoráveis para os dois lados. Um dos resultados desse relacionamento próximo é a negociação tranquila das convenções coletivas.
O sindicato também desempenha trabalho social, como, por exemplo, doação de respirador em campanha promovida pela FIEMG, doação de dez capacetes elmo para o Hospital de Pronto Socorro de Juiz de Fora, além de participação em campanhas de prevenção no período de chuvas. Outras iniciativas também são oferecidas aos associados por meio do convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Fonte: Tribuna de Minas