De junho do ano passado a junho deste ano, segundo o Painel IMS/Abradilan, foram comercializados 3,55 bilhões de unidades de medicamentos nos balcões das 72,7 mil farmácias e drogarias do Brasil. Ainda de acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – Abradilan, as regiões Sul e Sudeste foram responsáveis por 70,5% do consumo desses medicamentos, enquanto as regiões CentroOeste, Norte e Nordeste foram responsáveis pelo consumo de 29,5%.
Para o diretor executivo da entidade, Geraldo Monteiro, “a longevidade da população com a concentração de habitantes (no sudeste há 108,5 milhões de habitantes – mais de 50% da população) faz com que a região sudeste cresça constantemente mais que às demais regiões do país”.
De fato, Monteiro está correto. O último estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região sul registrou a maior taxa de expectativa de vida, com pessoas podendo viver até 75,84 anos. Na sequência, vem o Sudeste, com 75,40 anos.
Atualmente, os 129 associados da Abradilan estão presentes em 24 Estados e visitam 85% das cidades do Brasil, realizando a distribuição de medicamentos, produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em 79% das 72,7 mil farmácias e drogarias no país. Atualmente, eles atendem 82% das farmácias e drogarias do Sudeste, 81% das farmácias e drogarias do Nordeste, 75% das farmácias e drogarias do Sul, e 84% das farmácias e drogarias do Centro-Oeste e 59% dos estabelecimentos do norte do País.
Fonte: Abradilan