Seminário debate soluções sustentáveis para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento constante da temperatura global e um dos fatores apontados é o alto volume de Gases de Efeito Estufa (GEE) lançado na atmosfera. Consciente do problema, a Abiquim tem incentivado ações para reduzir ou compensar essas emissões. Nesse sentido, a Associação, em parceria com a Braskem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA), está organizando o Seminário ‘Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis’, que será realizado em 4 de novembro, em São Paulo. O evento contará com a presença de autoridades do Ministério do Meio Ambiente (MMA), representantes do BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante o encontro, serão debatidos temas como o Marco Legal Brasileiro de Mudanças Climáticas, o cenário internacional, os instrumentos econômicos voltados às mudanças climáticas, os desafios e oportunidades para os setores industriais, materiais de construção civil, catalisadores e bioenergia. O objetivo é identificar oportunidades para que a indústria química brasileira fortaleça sua contribuição para a Economia de Baixo Carbono, por meio do debate com os setores que promovem políticas de gestão, creditícias e fiscais para a redução e/ou mitigação de GEE no Brasil.

As ações do governo e das instituições de fomento são fatores essenciais para promover a inovação e a adoção de novas tecnologias que incorporem o potencial da biodiversidade nacional, promovam o aumento contínuo da eficiência energética, a racionalização do consumo de combustíveis e o desenvolvimento sustentável. De acordo com a gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade da Abiquim, Dra Nicia Maria Mourão, a parceria entre academia, governo e indústria é fundamental para uma gestão sustentável na indústria química. “É essencial que a inovação ocorra em um ambiente de geração do conhecimento, de aumento do emprego qualificado, e, por conseguinte, de promoção da competitividade”, explica.

A Abiquim já tem enraizada em suas diretrizes a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria química do País por meio de ações pautadas no Programa Atuação Responsável®, iniciativa voluntária de gestão, que promove a melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente. “Com esse Seminário, queremos consolidar a liderança da indústria nacional quanto à redução de GEE e ao uso de matérias-primas e combustíveis renováveis, além de reforçar nosso compromisso de buscar constantemente soluções que impactem na redução das emissões de carbono, por meio de soluções inovadoras e sustentáveis”, explicou Nicia.

SERVIÇO

Seminário: Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis

Data: 4 de novembro de 2013

Horário: das 8h30 às 18h

Local: sede da CNI, em São Paulo. Rua Surubim, 504 – Brooklin Novo.

Taxa de inscrição para empresas associadas à Abiquim: R$ 400,00.

Taxa de inscrição para empresas não associadas à Abiquim: R$ 600,00.

Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/lista-de-evento

Fonte: Abiquim

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999