Com a publicação da resolução, que regulamenta a prescrição farmacêutica no Brasil, um grande debate está sendo levantado sobre os benefícios e pontos críticos que a atividade pode representar.
Porém, em outros países a prescrição farmacêutica não somente é regulamentada, como também é uma realidade. Confira no texto abaixo como é a prescrição farmacêutica em outros países.
Prescrição Farmacêutica no Reino Unido
Em vigor desde 2006 os “Pharmacist independent prescriber” podem prescrever medicamentos de forma autônoma para qualquer condição de sua competência clínica. Atualmente há apenas 3 medicamentos controlados que não podem ser prescritos pelos farmacêuticos.
Para se qualificar como “Pharmacist independent prescriber” os farmacêuticos devem completar um programa de credenciamento (GPhC-accredited programme), passar por treinamento prático e ter pelo menos dois anos de experiência em um hospital do Reino Unido, farmácia comunitária ou em cuidados primários a saúde.
O programa de credenciamento dura aproximadamente 6 meses de estudo e pelo menos 12 dias de prática com orientação de um médico.
Medicamentos de venda sob prescrição farmacêutica no Reino Unido
No Reino Unido existe a categoria de medicamentos chamadas de “Pharmacy only”, conhecida por P, que devem ser prescritas por um farmacêutico.
Estão incluídos nessa categoria os medicamentos considerados intermediários entre o OTC e os de venda sob prescrição médica. São medicamentos como Cefalexina, Aciclovir, Alopurional, Loratadina, Budesonida entre outros.
Quem pode prescrever medicamentos no Reino Unido ?
Os prescritores são chamados de “prescritores independentes “, que incluem: médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e optometristas. Ser um prescritor independente significa que ele pode avaliar alguém e prescrever um medicamento como auxílio na atenção a saúde.
Existem também os prescritores complementares, que podem prescrever qualquer medicamento para qualquer condição de sua competência, com o acordo de um prescritor independente e do paciente.
Prescrição Farmacêutica em outros países
No Canadá o Farmacêutico é licenciado para realizar prescrição adicional e também pode prescrever de forma colaborativa com um médico.
Em outros países como EUA, Austrália e Espanha o farmacêutico pode realizar a repetição da prescrição de repetição e junto aos programas do Sistema de Saúde.
Fonte: Pfarma