Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação adequada é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos são a maior causa de intoxicação no país. Por isso, das 12h às 16h, farmacêuticos vão ao calçadão da rua Artur Machado para esclarecer a população sobre os riscos da automedicação.
Só em 2011 foram registrados 29.105 casos, cinco mil a mais que no ano anterior. Isso equivale a 29,47% do total de intoxicação no país. Destes, 44 resultaram em morte. Em 35% dos casos, as vítimas foram crianças menores de 10 anos. Segundo maior causador de intoxicação, os agrotóxicos são responsáveis por 4,49% do total de casos.
De acordo com a farmacêutica Marieta Barbalho, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos que envolvem a automedicação, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais realiza hoje mobilização pelo Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio. “O uso racional de medicamentos é importante porque muitas pessoas tomam remédios sem orientação médica ou farmacêutica sem saber se ele pode diminuir ou potencializar o efeito de outros medicamentos, causando intoxicação. O mau uso pode complicar hipertensão, causar hemorragia gastrointestinal e o retorno venoso, levar ao AVC ou a uma isquemia. Todas essas orientações vão ser divulgadas no calçadão”, frisa.
A ação é uma parceria com a Vigilância Sanitária de Uberaba e conta com o apoio da Faculdade de Farmácia da Uniube. Além de receber folhetos explicativos, as pessoas vão poder medir a pressão arterial e tirar dúvidas sobre a interação de medicamentos com os farmacêuticos.