Quem é que nunca tomou ou deu um xarope numa colher de chá ou de sopa? Poucos poderão responder sim. Mas é um erro fazê-lo, alertam os investigadores responsáveis pelo estudo “Stop Spoon Dosing (Pare de usar a colher, traduzido em português). O estudo mostra que o uso de doses exatas, como mililitros pode reduzir em 50% o risco de dar a dose errada e, com isso, eventuais problemas para a saúde.
O estudo desenvolvido por Koert van Ittersum, da Universidade de Groningen (Holanda) e Brian Wansink, da Universidade de Cornell (Estados Unidos) mostra que quando se usa uma colher de chá para dar um xarope a tendência é dar 8,4% a menos do que a dose recomendada. Se a medida for uma colher se sopa, então o mais provável é dar 11,6% a mais do que deveria. “Apesar de toda a evidência a indústria farmacêutica continua a usar colheres como medida para doses de medicamentos, o que dá a falsa ideia de que as colheres são a ferramenta adequada”, apontam os autores.
Para chegar a estes resultados, os investigadores usaram 177 pessoas no estudo e analisaram as suas escolhas. Se a medida recomendada refere colheres, então é mesmo esta a escolhida. Se houver referência a medidas exatas como mililitros e as caixas trouxerem copos de medição ou seringas, então a escolha já é dividida.
As recomendação dos autores do estudo são feitas aos laboratórios e à Agência Americana do Medicamento (FDA): usem medidas em mililitros e forneçam copos e seringas para que as pessoas os possam escolher.
Fonte: Portal DN