Embalagem reciclada ainda não é fator de decisão para o consumidor final

Apenas 22% dos consumidores priorizam embalagens recicladas, apesar de 87% reconhecerem seu impacto ambiental

Pesquisa do Sindiplast em parceria com a Nexus mostra que, embora os consumidores valorizem embalagens recicladas, elas ainda não são determinantes na hora da compra.

Alguns dados do levantamento:
▪ 75% dos brasileiros afirmam separar o lixo em casa para reciclagem.
▪ 87% reconhecem o impacto ambiental das embalagens plásticas.
▪ Mas apenas 22% priorizam produtos com embalagens recicladas.

Apesar da crescente conscientização, a realidade das recicladoras segue desafiadora: níveis de ociosidade chegam a 40%, mesmo após grandes investimentos na cadeia de reaproveitamento de materiais.

A indústria de materiais plásticos, que movimenta mais de R$ 120 bilhões ao ano no Brasil, tem papel fundamental na transição para uma economia circular. No entanto, a decisão de usar embalagens recicladas ainda depende das marcas e fabricantes.

Com o novo decreto da Política Nacional de Resíduos Sólidos, previsto para entrar em vigor a partir de 2026, será obrigatória a presença de conteúdo reciclado nas embalagens, o que pode acelerar mudanças estruturais no setor.

Fonte: Folha de S. Paulo / Pesquisa Sindiplast-Nexus