Foram finalizados, na tarde desta quinta-feira (1º), os últimos treinamentos de militares do Exército para vistorias e tratamentos focais contra o mosquito Aedes aegypti. A última fase da ação, que envolveu aulas teóricas no Auditório da Vigilância em Saúde, foi encerrada no Cemitério Municipal. Cerca de 90 profissionais participaram do treinamento.
A partir da próxima segunda-feira (5), os militares se juntarão às equipes da Prefeitura. A expectativa é de que os trabalhos em conjunto durem até abril de 2017, com trabalho educativo junto à população e vistorias de residências para controle dos vetores. Conforme a Secretaria de Saúde, a meta é visitar 218 mil imóveis nos próximos dois meses, em parceria com os 203 agentes de endemias da pasta.
Na última terça-feira (29), secretarias de Saúde e Educação concederam uma coletiva explicando detalhes das futuras ações na cidade. As campanhas serão baseada na informação de que 80% dos focos são encontrados dentro das residências e no fato de o ciclo de vida do Aedes aegypti durar entre sete e dez dias.
Fonte: Tribuna de Minas