A importância do poliuretano como material para proporcionar isolamento térmico e resistência ao fogo foi tema de audiência, entre representantes da indústria química e da Abiquim, com os assessores do deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ), Sérgio Pereira e Yara Haquim.
Durante o encontro, realizado por videoconferência, no dia 22 de setembro, foi destacado que existem normas técnicas que disciplinam as aplicações do poliuretano na construção civil. Mas, é necessário que o debate sobre o tema chegue ao Congresso Nacional com o objetivo de harmonizar as discussões em todos os estados da federação, evitando regulações diferentes em cada estado que ocasionam na apresentação de projetos de lei que inviabilizam a aplicação do produto, consequentemente prejudicando as empresas de sua cadeia produtiva e trazendo a falta de isonomia entre os estados.
Os representantes do setor químico destacaram que o poliuretano é aplicado na construção civil, onde é usado em lajes, telhas, forros e sistemas construtivos, promovendo benefícios como economia de energia e velocidade da obra, além de ser um excelente isolante térmico. O produto também é usado em refrigeradores, embalagens e equipamentos do setor médico-hospitalar. Além disso, os profissionais do setor químico lembraram que é importante atender as normas, já existentes, de segurança de combate ao fogo.
Participaram da reunião o vice-coordenador da Comissão Setorial de Poliuretano da Abiquim e representante da Purcom Química na Comissão, Giuseppe Santachè; o gerente de Relações Governamentais da Dow e representante da empresa na Comissão Temática de Relações Governamentais da Abiquim, Alexandre Amissi; e o gerente comercial e técnico da Dow, Rodnei Abe. Pela Abiquim participaram o diretor de Relações Institucionais, André Passos Cordeiro; o gerente de Inovação e Assuntos Regulatórios, Fernando Tibau; a assessora de Comissões Setoriais e coordenadora-executiva da Comissão de Poliuretano, Carolina Ponce de León; e os assessores de Relações Institucionais, Lidiane Soares e Pável Pereira, além do assessor da Umbelino Lobo, Leonardo Nunes.
Mais informações sobre a Comissão Setorial de Poliuretano podem ser obtidas com a assessora de Comissões Setoriais da Abiquim, Carolina Ponce de León, pelo e-mail: carolina.poncedeleon@abiquim.org.br.
Fonte: Abiquim