O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde atualizou o número de mortes por dengue em municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Juiz de Fora permanece em segundo lugar com 44 casos. Dos 190 óbitos no Estado, 60 foram em 12 cidades da região. Outras 100 mortes continuam em investigação, mas as cidades de origem não foram divulgadas.
Foram retirados da lista os óbitos até então confirmados em Mar de Espanha, Santana de Cataguases e Santo Antônio do Aventureiro. Cataguases e São João Nepomuceno, que tinham dois casos confirmados, agora possuem apenas um caso.
O G1 enviou nota ao Estado questionando sobre o motivo da atualização e da retirada das cidades da lista. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais informou, que desde o boletim do dia 19 de julho, a fonte de dados para óbitos confirmados passou a ser o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e que anteriormente era utilizada, além do SINAN, uma planilha paralela enviada pelas regionais. Ainda segundo a nota, os óbitos questionados nos municípios citados acima ocorreram e foram confirmados para dengue, porém, não foram, ainda, atualizados no sistema, que só pode ser feito pelo município de residência do óbito. A Secretaria disse que os municípios já foram orientados a atualizarem os dados de investigado para confirmado, o que deve ocorrer para o próximo boletim.
No entanto, São João del Rei subiu para dois óbitos conforme o levantamento. Outra atualização na lista foi o registro de mais dois casos de gestantes com zika em Cataguases. Agora são 15 em cinco cidades da Zona da Mata.
Leia matéria completa aqui.
Fonte: G1.com