A indústria de hospitais e laboratórios de análise clínica concretizou 12 operações de fusões e aquisições em 2013, um recuo de 14,2% em comparação com o exercício anterior de 2012 quando foram realizadas 14 transações. Ao mesmo tempo, os negócios envolvendo o setor educacional cresceram 26,3% em 2013.
Das 12 operações realizadas na área de saúde em 2013, nove foram domésticas, ou seja, envolvendo empresas de capital brasileiro, duas operações envolvendo empresas de capital estrangeiro adquirindo empresas de brasileiros (CB1) e uma operação foi de empresa de capital brasileiro adquirindo empresa estrangeira (CB2). Esses números constam na pesquisa realizada trimestralmente pela KPMG com 43 setores da economia brasileira.
O número de fusões e aquisições no segmento de educação teve um aumento de 26,3% em 2013, quando foram registradas 24 operações contra 19 no mesmo período de 2012. O levantamento mostra ainda que destas transações realizadas no ano passado 15 foram do tipo domésticas, ou seja, envolvendo empresas de capital brasileiro, cinco operações envolvendo empresas de capital estrangeiro adquirindo empresas de brasileiros (CB1). E houve dois negócios de companhia estrangeira comprando de estrangeiros capital de outra estabelecida no Brasil (CB4).
Já o setor de serviços para portos e aeroportos sofreu uma queda significativa no número de fusões e aquisições concretizadas em 2013. No acumulado do ano passado foram contabilizadas seis operações contra 14 no mesmo período de 2012, o que representa um declínio de 57,1%.
De acordo com o estudo, as operações realizadas em 2013 foram do tipo doméstica, ou seja, envolvendo apenas empresas de capital brasileiro, enquanto duas operações foram de empresas estrangeiras adquirindo o controle de empresas nacionais (CB1) e outras duas transações CB4.
No setor de transporte, o número de negócios realizados por empresas de transporte teve um forte aumento de 70% se comparado com 2012. No ano passado foram realizadas 17 operações contra dez do ano anterior.
Com relação ao tipo de operação realizada, das 17 concretizadas em 2013, dez são do tipo doméstica, seis CB1, realizada por empresa estrangeira adquirindo capital de empresa estabelecida no Brasil, e uma de CB4.
Fonte: Abradilan