Uma mensagem poderosa foi passada aos fãs que curtiram o Rock in Rio: a de que transformar o plástico dá rock! É que rolou por lá, nos sete dias de evento, o movimento Recycle Rock Braskem, uma campanha de destinação correta dos copos e garrafas plásticas usadas no festival.
Foram mais de 870 mil itens coletados só nos estandes da Braskem, e todos os copos recolhidos no evento serão transformados em embalagens de novos produtos.Tudo isso é possível graças à união de cinco marcas: Braskem, Coca-Cola Heineken®, Natura e Rock in Rio.
Com a preocupação da organização do Rock in Rio em estimular a economia circular e a sustentabilidade, surgiu a abertura para o movimento Recycle Rock Braskem. Muito mais do que uma ação pontual, ele virou uma ótima oportunidade de provocar mudanças no comportamento das pessoas e de evitar que resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros, ou depositados no meio ambiente.
Jogando junto na ideia, a Coca-Cola Heineken® incentivou o descarte correto dos milhões de itens plásticos e aí a Braskem entrou em ação. A empresa, que tem como propósito criar soluções sustentáveis da química e do plástico, coletou o material nos estandes e assumiu a reciclagem, fazendo com que o plástico retorne à cadeia como resina reciclada pós-consumo. Todo esse trabalho permite que a indústria de transformação possa produzir novos produtos, fechando assim o ciclo incrível e necessário da Economia Circular.
Com o encerramento do evento, os copos coletados ganharam um destino certo, porque a resina reciclada pela Braskem será usada na fabricação de embalagens nos produtos de beleza Natura.
O Recycle Rock Braskem veio para mostrar que plástico é um material circular que pode – e deve – voltar para a cadeia de consumo. É por isso que agora você sabe: transformar o plástico dá rock!
Fonte: G1