O Centro Industrial de Juiz de Fora – com o objetivo de, cada vez mais, tornar forte e consistente o setor industrial na cidade – homenageia todos os anos, através dos sindicatos patronais associados, as empresas destaques de cada segmento. Desta forma, o Sindicato Intermunicipal da Indústria Química de Juiz de Fora (Sinquifar/JF) indicou, nesta edição da Semana da Indústria, a empresa Arboreto para receber mérito industrial.
De acordo com o presidente, Henrique Thielmann, o sindicato entendeu que a Arboreto, através da dedicação de seus dirigentes e o envolvimento de toda a família na busca do sucesso, é mais do que merecedora do reconhecimento e homenagem neste ano de 2012. “Além disso, manter por tanto tempo, com qualidade e confiança, uma empresa do segmento farmacêutico é muito difícil, principalmente diante das constantes exigências da ANVISA, a agência reguladora brasileira”, afirma Thielmann.
A Arboreto
No dia 1º de maio de 1992, Luiz Antônio Cavalieri fundou o que seria um grande sucesso em todo o Brasil: o Laboratório Farmacêutico ARBORETO. Produzindo o produto Solução Fisiológica Arboreto, o laboratório teve uma evolução muito grande nos últimos 20 anos.
No início, o produto era fabricado apenas para o mercado de Juiz de Fora e era feito artesanalmente, garrafa por garrafa, fabricando uma média de 50 litros por dia e contando apenas com três funcionários. Com o aumento da demanda, aceitação das farmácias e dos clientes, Cavalieri viu a necessidade de expandir. Hoje são 50 funcionários que fabricam 50 mil litros/dia da Solução Fisiológica Arboreto.
A solução fisiológica possui três apresentações – 100, 250 e 500 ml, lacre de segurança, evitando a violação da embalagem, fácil abertura do produto, sem necessidade de tesouras ou estiletes, tampa exclusiva com possibilidade de jato ou conta-gotas. O Laboratório Arboreto é pioneiro na fabricação de solução fisiológica para uso externo, atendendo a todo o país.
O Laboratório Farmacêutico Arboreto é uma empresa familiar. Uma das farmacêuticas da indústria é a filha do Cavalieri, Giovana Cavalieri, e a outra filha, Natália Cavalieri, é a administradora. “Temos que saber dividir a parte empresarial da familiar, sem deixar que uma área interfira na outra. Esse é o segredo. E também temos que pensar na evolução da empresa e na sua continuidade acima da família”, ressalta Cavalieri.