O Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Juiz de Fora (Sinquifar/JF), em parceria com o SEBRAE/MG, está elaborando um projeto para incentivar o aumento da competitividade das empresas na cidade. Através de uma agência de pesquisa será realizado um mapeamento para identificar onde estão estas empresas e quem são elas.
Conforme João Paulo Palmieri, analista do SEBRAE, somente com o relatório pronto será possível propor às empresas trabalhos de gestão empresarial que atendam ao perfil de cada empresa e empreendedor. Contudo, alguns dados sobre as organizações já foram identificados.
Em Juiz de Fora está concentrado 30% das empresas do setor químico. Além disso, 70% das empresas-foco do Sinquifar pertencem ao setor químico – 117 estabelecimentos (coforme dados do RAIS/MTE – 2010). Na cidade também se concentra o maior número de empresas e empregados do setor industrial farmacêutico. Já o setor de cosméticos está bem distribuídos nas cidades da região.
Uma das conclusões geradas pelo relatório elaborado pelo SEBRAE/MG é a concentração de empresas do setor químico em Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Manhuaçu e Cataguases. Juntos eles representam cerca de 60% do total de empreendimentos do setor na região.